A Lexus, uma marca de automóveis considerados de luxo que pertence à Toyota, publicou nesta quarta-feira (24) um site e um vídeo sobre um projeto de “hoverboard”, skate voador como o imaginado na série de filmes “De Volta Para O Futuro”.
O Slide, como foi intitulado o aparelho, é “um ‘hoverboard’ real e usável”, segundo a companhia. “Com a combinação de design, tecnologia e imaginação, o Slide é um perfeito exemplo das coisas incríveis que podem ser alcançadas.”
“É só uma questão de descobrir como”, escreveu a companhia. No vídeo promocional, é exibido o nome do chefe de engenharia da Lexus, Haruhiko Tanahashi, também por trás do desenho do carro esportivo LFA.
Segundo o site dedicado ao Slide, o aparelho usa supercondutores e ímas que precisam ser resfriados com nitrogênio líquido (daí o vapor branco que sai da prancha no vídeo promocional) para gerar um forte campo magnético —técnica empregada também por alguns dos chamados trens-bala nipônicos.
Ao site da agência Bloomberg, a empresa disse que fará testes de seu skate durante o verão em Barcelona (entre junho e setembro) e que dará mais detalhes no dia 21 de outubro –data à qual as personagens de “De Volta Para O Futuro” chegam quando viajam no tempo dentro da narrativa do filme.
A peça mostra uma prancha de bambu sobre dois módulos de cor cinza-escura, que poderiam ser de plástico ou de metal, a julgar pela aparência.
Em outubro do ano passado, uma start-up americana conseguiu US$ 500 mil em financiamento coletivo no site Kickstarter para tornar realidade seu projeto Hendo Hover, uma prancha que levita também sob o efeito de um campo magnético.
À época, a empresa responsável, Arx Pax, divulgou um vídeo em que o skatista Tony Hawk usava o aparelho.
Abaixo, as imagens de divulgação do Lexus Slide.