Pare tudo o que você está fazendo agora.
Neste exato momento, dois peixinhos dourados estão lutando um contra o outro no jogo “Street Fighter 2: The World Warrior” (lançado em 1991 para o console TecToy), com transmissão ao vivo pelo site Twitch.
A ideia é de Andrew Hill, que se inspirou nos criadores da transmissão FishPlaysPokemon –na qual um único peixe joga (com pouquíssimo ou quase nenhum sucesso) “Pokémon Red/Blue”.
Hill dividiu seu aquário em 9 retângulos imaginários, que representam os botões de um controle. Quando os peixes passam por essas áreas, eles ativam a ação do seu respectivo botão.
Aquarius (player 1) e Robert de Bruce (player 2) são os nomes dos peixes, que têm “características distintas”, segundo descreve Hill:
“Sagaz e ágil, Aquarius tem um estilo de luta agressivo baseado em movimentos velozes e combos fluentes”, enquanto Robert é “muito mais metódico, normalmente parando e esperando para atacar nos momentos mais oportunos”.
No fim de cada dia, Hill publica os resultados das lutas. Ele garante o bem-estar dos peixes: “Eles não lutam na vida real de verdade, só no videogame. Felizmente, o cérebro deles não pode compreender a violência nesse nível de abstração”.