Existe um relógio de pulso no site de financiamento coletivo Kickstarter que está dando o que falar: ele não mostra só o horário local, mas quantos anos, meses, dias, horas, minutos e segundos faltam para você, digamos, bater as botas, passar desta para uma melhor e tantos outros eufemismos.
Segundo a descrição do projeto, o Tikker tem a missão principal de lembrar seus usuários que a vida uma hora acaba, e que é preciso aproveitá-la antes que seja tarde demais. (“Carpe diem!”, gritaria o personagem de Robin Williams no clássico “Sociedade dos Poetas Mortos”.)
Para saber quanto tempo lhe resta, o cliente preenche um formulário ao adquirir o relógio. A start-up responsável pelo Tikker não detalha como é esse processo, mas imagino que deva fazer perguntas sobre hábitos do usuários e problemas genéticos presentes na família.
O tempo restante deve ser uma estimativa, obviamente. A não ser que videntes realmente existam e eu não esteja sabendo.
Fredrik Colting é a mente por trás do acessório (assustador? inspirador?). À CNN, ele disse que desenvolveu o produto em homenagem a seu falecido avô. “Percebi que nada importa quando você está morto. Em vez disso, o que importa é o que você faz em vida.”
A meta de Colting era arrecadar US$ 25 mil, mas, até a conclusão deste post, mais de 1.800 pessoas já haviam financiado o projeto com US$ 83.391. Isso significa que o conceito do Tikker foi um sucesso, e que ele deve começar a ser produzido em breve.