O Facebook anunciou nesta quinta-feira (21) ter feito o primeiro voo bem-sucedido com o Aquila, uma aeronave movida a energia solar que tem o objetivo de levar conexão à internet a áreas mais romotas. O voo, realizado em 28 de junho, durou 96 minutos.
Aquila, anunciado no ano passado, faz parte do programa Internet.org, um programa um tanto polêmico da companhia para levar a internet a áreas em que a rede não está disponível. Por meio deles, internautas podem ter acesso a serviços on-line considerados essenciais, como Wikipédia, órgãos governamentais e páginas com informações sobre saúde, além, claro, da rede social.
Organizações voltadas à internet acusam o projeto, com presença maior na África, de romper com a neutralidade da rede, ao prever seleção prévia e restrita de sites pelo próprio Facebook.
De acordo com a empresa, quando Aquila começar a funcionar de modo definitivo, poderá voar por até 90 dias, gastando o mesmo de energia que três secadores de cabelo. A aeronave tem envergadura de 42 metros, um pouco menor que o de um Boeing 767 (48 metros), mas “pesa um terço de um carro”, diz o Facebook.
Outras companhias estão testando soluções similares para levar conexão de internet a áreas remotas. O Google, por exemplo, está testando o uso de balões para isso no Sri Lanka.
Today we're proud to announce the first test flight of Aquila — it flies on roughly the power of three blowdryers! pic.twitter.com/qN8U5kj4uf
— Facebook (@facebook) 21 de julho de 2016