Nova função deixa Snapchat um pouco menos efêmero

Por Felipe Maia
Função Memories, do Snapchat, que vai armazenar posts antigos
Função Memories, do Snapchat, que vai armazenar posts antigos

O Snapchat tem a instantaneidade como uma de suas principais marcas: mensagens privadas desaparecem para o usuário depois de vistas, e posts públicos duram apenas um dia. Um novo recurso apresentado nesta quarta-feira (6), entretanto, traz um pouco de perenidade ao aplicativo.

Na função Memories, é possível guardar e compartilhar snaps antigos –fotos e vídeos podem ser organizados, editados e publicados depois de algum tempo, e não instantaneamente. Uma borda branca vai indicar que aquela postagem é mais antiga.

Antes, era possível guardar essas imagens no próprio celular: a diferença é que agora elas ficam no próprio app, que tem cerca de 150 milhões de usuários no mundo.

Uma ferramenta de busca vai permitir que o usuário encontrem as imagens com base em onde e quando elas foram tiradas. Será também possível adicionar informações sobre a localização de onde o snap foi feito mesmo que não se esteja mais lá.

“O Memories representa uma das maiores mudanças no Snapchat em cinco anos de existência da empresa”, escreveu o site especializado The Verge. Isso porque a efemeridade é uma das principais características do aplicativo, estimulando usuários postar conteúdo mais íntimo na rede, já que as imagens “desparecem”.

Para a publicação, uma das razões da mudança é o fato de muitas pessoas usarem o Snapchat como aplicativo principal de câmera do celular –em vez do app padrão. O objetivo da empresa é estimular isso.

A mudança será gradual e vai aparecer para os usuários ao longo deste mês.