É a sua vez de ser um dos atrasados do Enem

Por Felipe Maia

Screenshot_2015-10-26-17-00-56

Você se diverte assistindo aos dramas dos estudantes que não conseguem chegar a tempo de fazer a prova do Enem e depois se tornam meme chorando nos portões e dando cada justificativa para o atraso?

Então está na hora de sentir na pele o que eles passam.

Dois estudantes da cidade de Itajubá, em Minas Gerais, criaram o jogo “Atrasados Enem 2015”, no qual dois personagens chegam à frente da escola faltando apenas dez minutos para a prova, e cabe a você ajudá-los entrar a tempo.

Cassiano Reis, 22, um dos criadores do jogo, conta que, há dois anos, precisou correr para fazer o exame. A experiência o marcou, e ele decidiu se juntar com o amigo Aurélio Mendes, 22, estudante de medicina, para criar um jogo sobre o Enem.

Eles começaram o desenvolvimento do game na quinta-feira (22). Na sexta-feira (23), a primeira versão já estava pronta. No domingo (25), lançaram uma atualização com uma fase em que os alunos encontram obstáculos como Dom Pedro, Usain Bolt e filtro solar, temas que caíram na prova deste fim de semana. Só não tinha nada sobre Simone de Beauvoir.

“A ideia era descomplicar. Fazer um jogo simples e divertido”, afirma Mendes.

O game é gratuito e está disponível para celulares com sistema operacional Android. Também é possível jogá-los nos computadores.

A mecânica, porém, o torna um pouco cansativo. Os personagens balançam como uma espécie de João Bobo, e é preciso empurrá-los na direção em que estão apontando. O ideal é fazê-los pegar impulso para pular mais alto e chegar mais longe.

“Se fosse uma pessoa correndo até a porta do Enem, seria interessante pelo assunto, mas a graça acabaria rápido. O João Bobo é para deixar o jogador mais irritado, porque o tempo está acabando, e não dá para movê-lo direito”, afirma Reis.

Apesar de o sistema não ser muito prático, o jogo tem alguns momentos divertidos. Na primeira fase, em que é preciso coletar caderno e caneta para fazer a prova, os personagens vão ficando irritados conforme o portão vai fechando.

Ao todo, são apenas quatro estágios, em que a mecânica pouco muda. No mais difícil deles, o jogador tem que percorrer um corredor inteiro para ver em qual sala fará a prova. Depois, retornar até o local indicado para completar o desafio.

E para quem passou os últimos meses estudando para prova, essa é uma boa opção para desestressar. Segundo os desenvolvedores, cerca de 100 mil pessoas já baixaram o game, que terá a versão para iOS lançada nesta semana.