Os fãs de séries sabem como é difícil um episódio piloto convencê-los de vez a acompanhar o restante da primeira temporada. Geralmente, são necessários dois, três ou mais capítulos para fisgá-los.
Analisando seus dados globais de streaming, o Netflix comprovou a tendência: o “episódio-gancho” de um seriado (aquele que convence 70% dos assinantes a ver a temporada completa, na metodologia da companhia) dificilmente é o primeiro.
“How I Met Your Mother”, por exemplo, precisa de oito episódios para ganhar os espectadores. “Orange is the New Black”, de três. “Breaking Bad”, de apenas dois. O levantamento do Netflix foi realizado com mais de 20 séries (entre originais do serviço e de outras emissoras) em 16 países.
A descoberta, segundo o diretor de conteúdo Ted Sarandos, dá força à estratégia da companhia de liberar todos os episódios de uma temporada de uma vez, que “está mais alinhada com a maneira como os fãs surgem”.
Não dá para saber ao certo qual é o momento exato dos episódios que fisgam os assinantes. Além disso, diferenças geográficas podem alterar o “episódio-gancho” das séries:
- os alemães foram conquistados por “Arrow” mais rápido;
- “Better Call Saul” ganhou os brasileiros um episódio antes dos mexicanos;
- já os holandeses costumam se apaixonar por qualquer título antes de todo mundo.