A desenvolvedora de games Rovio e o Instituto Ayrton Senna fizeram uma parceria para substituir o personagem principal, Chuck, no seu próximo game de corrida, o gratuito “Angry Birds Go!”, lançado nesta quinta-feira (2) para iOS e Android.
“Games certamente têm tudo a ver com o nome de Ayrton”, diz Bianca Senna, diretora de marca do instituto que leva o nome do ex-piloto de Fórmula 1. “É só olhar pelo lado de velocidade, na precisão [demandadas do jogador], são coisas legais e diretamente relacionadas.”
Para liberar Senna, que virou um dos pássaros raivosos (mas com um cabelinho conhecido), é preciso bater os adversários 41 vezes, o mesmo número de Grand Prix vencidos pelo paulistano na categoria mais conhecida do automobilismo.
Outros games em que Senna apareceu foram “Gran Turismo 6”, para PlayStation 3, em 2014; em “Ayrton Senna Kart Duel”, para PlayStation, originalmente introduzido em 1996; e em “Super Monaco GP”, para arcade, Mega Drive, Master System e outras plataformas, com lançamento inicial em 1990.
Além disso, figurou em outros títulos de corrida, e chegou a erguer o um troféu com o personagem Sonic, da Sega, depois de uma corrida promocional da companhia japonesa em Donnington, na Inglaterra.
Para Bianca Senna, a ideia de inserir Senna como personagem em que potencialmente a maior parte dos jogadores não viu o brasileiro nas pistas é boa para deixá-los curiosos para saber mais sobre sua história. “Isso é o mais legal dessa parceria.”
A parceria nasceu de uma pesquisa feita pela empresa 213 Sports, empresa carioca de marketing esportivo, para a Rovio. O estudo concluiu que havia potencial local e global do nome de Senna, um dos mais apontados como ídolos do esporte, diz ela.