O celular Galaxy S6 Edge, o mais impressionante do par de topos de linha recém-apresentados pela Samsung, é tão dobrável quanto o iPhone 6 Plus, que recebeu uma enxurrada de críticas por alegadamente se deformar ao ser mantido comportadamente no bolso da calça.
Ao menos segundo alguns malucos de um canal do YouTube, que resolveram aplicar “cientificamente” a mesma pressão usando a máquina que intitularam de Bendbot (algo como “robô dobrador”).
https://www.youtube.com/watch?&v=3Y7tPczbOecAlgum fã da Samsung poderia afirmar que o teor do vídeo é um tanto quanto pró-Apple, já que faz uma introdução dramatizando o episódio que ficou conhecido como “bendgate” –a má repercussão da dobrabilidade do iPhone 6 Plus.
Ambos celulares começam a dobrar sob a pressão de 110 libras (aproximadamente 50 kg). O S6 Edge, contudo, fica com o vidro estilhaçado, diferentemente da sua contrapartida macieira.
A carcaça do Galaxy S6 Edge fica inutilizada no ponto de 149 libras (68 kg), ante 179 libras do iPhone 6 Plus.
“Isso é também ‘bendgate’? Não, mas para os usuários do Samsung [Galaxy S6 Edge], pode ser ainda pior: em vez de ter um telefone dobrado, podem ficar com o bolso cheio de vidro”, concluem os autores do filme, o canal SquareTrade, de seguros para eletrônicos.
O Galaxy S6 Edge foi apresentado em cojunto com o Galaxy S6 durante a feira MWC em Barcelona, no começo do mês passado. A principal diferença entre os dois é que o Edge tem tela com bordas arredondadas –e visíveis–, como o nome indica (significa “limite” ou “canto”).
Pessoalmente, é deveras bonitão. Muito mais do que seu contemporâneo S6 e que, se me permitem, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, lançados em setembro do ano passado.
O Galaxy S6 não foi submetido à “tortura” do vídeo –e me pergunto o porquê. Não deve demorar, contudo, para que outro youtuber faça isso, aguardemos.
Atualização: a Samsung divulgou seu próprio teste em vídeo, com o Galaxy S6 e com o Galaxy S6 Edge, a fim de provar a resistência dos aparelhos. Ambos modelos são submetidos à pressão de 80 libras (36 kg) e saem intactos –o que não desmente o vídeo da SquareTrade. A força escolhida pela Samsung foi a equivalente à necessária para quebrar cinco lápis 2B de uma só vez –vá saber por que diacho. Veja abaixo.