Com aparência peculiar, mascote da SBGames vira alvo de chacota na web

Por João Vitor Oliveira

Ainda faltam duas semanas para começar a 13ª edição da SBGames (Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital), mas o evento já está chamando a atenção nas redes sociais por um motivo diferente:

A tradicional feira trouxe neste ano uma proposta de mascote customizável, disponibilizando um modelo base na internet para os fãs criarem, a partir dele, o seu próprio personagem, com os acessórios, pose e expressão facial que quiserem.

Acontece que o “bichinho” tem uma aparência um pouco estranha. Veja você mesmo:

Crédito: SBGames
Crédito: SBGames

É claro que a comunidade gamer não perdoou e deu início à “zoeira” nas redes sociais.

Já foi criado até um Tumblr em homenagem à controversa criatura, batizada de “Huezinho” –referência ao “Hue Hue Hue”, marca dos brasileiros que adoram azucrinar com os adversários em jogos multiplayer on-line.

Confira algumas das versões mais debochadas postadas na página:

tumblr_ne6a1wWPRW1u2se4uo1_500
Crédito: Tumblr “Huezinho”
tumblr_ne6a4b7IYv1u2se4uo1_1280
Crédito: Tumblr “Huezinho”
tumblr_ne6a40fHiq1u2se4uo1_1280
Crédito: Tumblr “Huezinho”

 

JUSTIFICATIVA

Segundo o site da SBGames, “o desenho do mascote base procurou se afastar de esteriótipos que o associassem a pessoas ou animais conhecidos” com o objetivo de respeitar a diversidade do perfil do público da feira.

Em uma discussão no Facebook do evento, a coordenadora do projeto, Maria das Graças Chagas, respondeu às críticas e explicou que o personagem foi inspirado nos saudosos bichinhos virtuais Tamagotchi.

“O Tamagotchi nos inspirou no formato arredondado e na ausência de semelhança com seres existentes. Ele não é animal nem gente. É um ser”, escreveu. “Para customizar, o melhor é que a forma seja básica. Dai a simplicidade de traço”.

Mesmo que continuem sem gostar, pelo menos agora entendem que trabalhamos com metodologia e conceito”, completou a organizadora.

As instruções para enviar a sua própria versão do “Huezinho” –se é que a SBGames vai adotar o apelido que o público colocou no mascote– estão no site do Simpósio. A feira acontece em Porto Alegre (RS) entre os dias 12 e 14 de novembro.