Sempre que acesso a Wikipédia, sinto como se voltasse no tempo.
Apesar da credibilidade de seus artigos, colaborativos, ser constantemente questionada, a enciclopédia virtual às vezes se mostra como um bom lugar para iniciar uma pesquisa. O site, no entanto, praticamente não sofre alterações estéticas desde 2004.
Mas a start-up WikiWand criou uma extensão para os navegadores Chrome, Firefox e Safari que dá um tapa impressionante na aparência da enciclopédia que amamos odiar e odiamos amar.
Você instala o “plug-in” e ele automaticamente deixa as páginas dos artigos da Wikipédia tão charmosas quanto a Beyoncé. O WikiWand também oferece uma barra lateral com links para diferentes tópicos do texto e prévias de links para outros artigos da enciclopédia.
Se você quiser voltar para a Wikipédia antiga (?????), pode desativar ou desinstalar a extensão nas opções de seu navegador.
A WikiWand foi idealizada por Lior Grossman, que fundou a empresa em 2013 ao lado de Ilan Lewin. Em agosto, a start-up levantou um investimento de US$ 600.000 para se tornar a ” Wikipédia do Futuro”.
Não sei como vou viver sem essa extensão a partir de agora.