A Samsung lançou nesta sexta-feira (14) uma capa para o smartphone Galaxy Core Advance que, por meio de ondas sonoras, detecta obstáculos à frente do aparelho e envia um alerta vibratório ou sonoro ao usuário. A ideia é que ela seja usada por cegos ou pessoas problemas graves de visão para andar na rua, fazendo o papel de bastão branco ou de cão-guia.
A Ultrasonic Cover, como é chamado o acessório, é capaz de perceber se há uma pessoa ou objeto que esteja a até 2 m de distância do celular, funcionando como um radar.
Ela foi anunciada junto com outros dois acessórios, um scanner para texto que fica posicionado em uma mesa, e um “adesivo de voz” que permite ao usuário marcar objetos com um tag NFC para que o celular o leia uma gravação atribuída a determinado lugar ou coisa.
Ela já está disponível nos EUA, segundo a Samsung, apesar de a empresa não dizer seu preço ou onde encontrar para compra.
Consultada, a assessoria de imprensa da Samsung no Brasil disse que não sabe sobre o lançamento do celular, que foi anunciado no final do ano passado.
Um produto que está no mercado e que tem função semelhante à da capinha apresentada pela Samsung é o Miniguide, desenvolvido em uma universidade Australiana. Está disponível para venda por US$ 399 (cerca de R$ 941) pela empresa Sendero, de Davis, Califórnia.
Tecnologia ultrassônica já havia sido apresentada como uma solução para guiar pessoas com problemas de visão há quase uma década, durante a feira CeBIT, por cientistas ingleses.
Em 2010, estudantes da Universidade Ben-Gurion, em Israel, apresentaram um protótipo de aparelho do tipo, mas que usava duas câmeras para medir a profundidade dos arredores.
No ano seguinte, pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, mostraram um dispositivo que atribuía sons a objetos que estavam em volta do usuário.