Como seria se a primeira página dos jornais fosse uma seleção de notícias baseada no gosto do público, independente do olhar jornalístico dos editores dos veículos?
O site NewsWhip decidiu fazer esse experimento: pegou jornais do mundo todo e colocou em suas capas as matérias que seus leitores mais estavam compartilhando nas redes sociais.
(Detalhe: o texto das notícias foi mantido. Foram apenas alterados os títulos e as imagens, o suficiente para reparar nas diferenças.)
Na terça-feira (4), por exemplo, o jornal britânico “The Guardian” deu, em sua primeira página, uma manchete principal destacando o embate entre os presidentes russo e americano sobre a região da Crimeia. O título: “A guerra de palavras entre Putin e Obama”.
No entanto, na montagem do NewsWhip, a política mundial deu lugar a uma reportagem de saúde: “Dietas com muita carne, ovos e laticínios podem ser tão prejudiciais quanto fumar”.
A brincadeira foi feita também com jornais como “The New York Times”, “Daily Mail” e “The Irish Times”. Todas as comparações podem ser visualizadas aqui.