Site recria capas de jornais com notícias mais compartilhadas nas redes sociais

Por Anderson Leonardo

Como seria se a primeira página dos jornais fosse uma seleção de notícias baseada no gosto do público, independente do olhar jornalístico dos editores dos veículos?

O site NewsWhip decidiu fazer esse experimento: pegou jornais do mundo todo e colocou em suas capas as matérias que seus leitores mais estavam compartilhando nas redes sociais.

(Detalhe: o texto das notícias foi mantido. Foram apenas alterados os títulos e as imagens, o suficiente para reparar nas diferenças.)

Na terça-feira (4), por exemplo, o jornal britânico “The Guardian” deu, em sua primeira página, uma manchete principal destacando o embate entre os presidentes russo e americano sobre a região da Crimeia. O título: “A guerra de palavras entre Putin e Obama”.

No entanto, na montagem do NewsWhip, a política mundial deu lugar a uma reportagem de saúde: “Dietas com muita carne, ovos e laticínios podem ser tão prejudiciais quanto fumar”.

A brincadeira foi feita também com jornais como “The New York Times”, “Daily Mail” e “The Irish Times”. Todas as comparações podem ser visualizadas aqui.

Reprodução
À esquerda, a capa original do “Guardian”; à direita, a remontagem (Reprodução)