Em parceria com o Google, a galeria de arte contemporânea Saatchi, situada em Londres, está promovendo entre fevereiro e abril o Prêmio Fotografia em Movimento. O objetivo do concurso, que está em sua edição inaugural, é encontrar os gifs mais criativos e originais da internet.
Os participantes podem inscrever seus gifs em seis categorias, das quais apenas três foram divulgadas até agora (paisagem, estilo de vida e ação).
Os seis finalistas terão seus trabalhados expostos numa exibição especial na galeria Saatchi e ganharão uma viagem a Londres, para comparecer ao evento, com um acompanhante. A Saatchi ainda promete ao grande vencedor a oportunidade de viajar com um fotógrafo ou diretor desejado.

Onde entra o Google nessa história?
De acordo com o regulamento (clique para ler na íntegra), apenas fotos em movimento enviadas através do Google+, rede social da empresa, serão válidas. Portanto, é necessário criar uma conta lá.
A parte boa é que você não precisa saber montar gifs em softwares de imagem: o Google+ se vale de um recurso que pode unir automaticamente cinco ou mais fotos em sequência numa só imagem, desde que elas sejam minimamente similares, claro. Basta fazer o upload delas no site.
“Se uma imagem pode contar milhares de palavras, a fotografia em movimento pode contar uma história inteira.”
— Cristian Cussen, diretor de marketing do Google+
Reuni ao longo do post alguns dos participantes que mais me chamaram a atenção, mas você pode dar uma olhada na concorrência nas páginas da Saatchi no Tumblr e no Pinterest.


