Milhares tentam jogar mesma campanha de ‘Pokémon’ juntos; resultado é um caos

Por Anderson Leonardo

Enquanto escrevo este texto, dezenas de milhares de pessoas estão jogando simultaneamente o game “Pokémon Red”, um dos primeiros da famosa série japonesa de monstros de bolso, produzida pela Nintendo para Game Boy.

A “campanha multijogador on-line” acontece no site de streaming de vídeos de games Twitch e já dura mais de quatro dias. O criador desse experimento social –como ele/ela mesmo o denomina– é um(a) programador(a) australiano(a), que prefere não se identificar.

Normalmente, os protagonistas dos games da série “Pokémon” são controlados por apenas um jogador. Mas a pessoa por trás do canal TwitchPlaysPokémon começou a rodar o jogo num emulador em seu PC e criou um código que permite aos espectadores manipular o personagem através do chat da transmissão.

Reprodução
Reprodução

Esse mecanismo reconhece quando um jogador digita, por exemplo, a palavra “right” [direita] na caixa de comentários, transformando-a em um comando dentro do jogo. Por causa da grande quantidade de participantes, cada comando pode levar de 20 a 40 segundos para ser executado. Isso se você conseguir se conectar ao chat.

Imagine o quão descoordenada está sendo essa aventura –são dezenas de milhares de jogadores. Surpreendentemente, eles já derrotaram 4 líderes de ginásio e ainda conseguiram evoluir um Charmander.

No total, desde que foi ao ar, a transmissão já teve mais de 5,8 milhões de visualizações.  Mas até a conclusão deste post, o número de espectadores on-line num mesmo instante ultrapassou a marca de 60 mil.

“Deixarei isso rodando o dia todo, todos os dias da semana”, afirmou o(a) responsável pelo experimento. “Gostaria de ver os treinadores da Elite dos Quatro sendo derrotados, mas tenho minha dúvidas sobre isso ser possível sem uma coordenação melhor.”