O brasileiro Bruno Ribeiro, 35, está transpondo uma das principais características do Instagram (os filtros) para o mundo físico e descrevendo essa experiência num Tumblr chamado “Real Life Instagram” [Instagram da vida real].
O projeto consiste em espalhar por Londres –onde ele trabalha como diretor de criação associado numa agência de propaganda– vários pedaços de papel celofane coloridos, personalizados com a interface do Instagram.
“Hoje em dia, é quase impossível separar o mundo virtual do real. Não sabemos onde termina um e onde começa o outro”, disse ele à Folha, por e-mail. “Então resolvi misturar os dois para deixar isso evidente mas de uma maneira ridiculamente simples.”
O Tumblr “Real Life Instagram” não deixa de ser metalinguístico. Nele, Bruno também publica imagens de pessoas fotografando com o uso de seus filtros.
“Todos param para ver, e quase que automaticamente pegam os telefones para fazer fotos da instalação. Geralmente com um sorriso no rosto.” Ele confessa: “Sim, fico espionando (rs) por alguns minutos antes de ir embora e deixar o Instagram colado.”