O estúdio de design Vitamins, localizado em Londres, parece ter encontrado a maneira mais bacana de todas de organizar os compromissos de seus funcionários: com um calendário (físico) montado com peças de Lego que pode ser sincronizado com a agenda (virtual) do Google.
Como dá ver na primeira foto abaixo (à esq.), cada fileira do calendário de Lego equivale a um mês. Cada dia é representado por uma placa cinza, enquanto os bloquinhos quadrados correspondem à metade de um dia e a um projeto específico, dependendo da cor.
Os funcionários, que têm seus próprios bonecos, também costumam guardar uma “cola” de Lego para não esquecerem o que cada bloquinho colorido representa (veja na terceira imagem).
“Começamos a observar todas as diferentes maneiras como as pessoas organizam as coisas, como post-its colados na tela do computador, diários, listas de afazeres e softwares complexos de planejamento de projetos”, escreve a firma.
“Lemos sobre como outras companhias haviam usado peças de Lego para visualizar sistemas logísticos complexos de uma forma simples e tangível.”
É claro que um calendário físico não seria o suficiente. Para começar, ele não é nem um pouco portátil. E como o pessoal da Vitamins faria para acompanhar seus compromissos quando estivesse viajando?
Entra aí o Google Calendar.
A Vitamins criou um software que identifica a cor e a posição das peças de Lego para atualizar —automaticamente— a agenda no serviço on-line do Google. Basta tirar uma foto do calendário físico e enviá-la para um endereço de e-mail especial.
Em vídeo explicando sua criação, a Vitamins promete que, em breve, tornará público o código computacional do programa para que qualquer pessoa possa criar uma agenda parecida.
Não sei vocês, mas fiquei com inveja por não ter um desses em casa.
[vimeo 75500464 nolink]