Biquíni e meia-calça rasgada: esse é o traje de Quiet, uma das personagens de “Metal Gear Solid 5: The Panthom Pain”, game em desenvolvimento para PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.
Para uma sniper envolvida numa guerra, as peças que ela usa não têm nada a ver com proteção. Afinal, que mulher iria vestida assim para um campo de batalha, onde qualquer tiro ou facada pode ser letal?
Na quinta-feira (5), o criador de “Metal Gear”, Hideo Kojima, disse numa série de postagens no Twitter que os personagens do novo jogo da franquia estavam sendo remodelados para ficarem “mais eróticos”, a fim de encorajar o cosplay e a venda de bonecos.
I’ve been ordering to Yoji to make the character more erotic, and he did it well. Recently I’ve been making characters this way. (cont)
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) September 4, 2013
“Tenho pedido ao Yoji [diretor de arte do game] para fazer os personagens mais eróticos, e ele o fez bem. Recentemente tenho feito personagens dessa forma.”
The initial target is to make u want to do cosplay or its figurine to sell well. — HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) September 4, 2013
“O alvo inicial é fazer com que vocês queiram se vestir como eles ou fazer com que os bonecos vendam bastante.”
Dear Cosplayer friends, something like this for example. pic.twitter.com/SWkN3BSDFy — HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) September 4, 2013
“Queridos amigos cosplayers, [penso em] algo assim, por exemplo.”
Depois da polêmica que causou, Kojima se retratou, dizendo que a palavra que devia ter usado em inglês era “sexy”, em vez de “eróticos”. Ele também afirmou que queria destacar uma característica única de cada personagem, já que “há poucos diálogos” durante a história.
No caso, Quiet (que recebe esse nome por ser muda e se limitar apenas a gritinhos e gemidos) parece ter sido escolhida para ser um símbolo sexual.
“Fiquei surpresa quando vi os trajes da Quiet num primeiro momento, é claro”, contou a modelo holandesa Stefanie Joosten, que serviu de base para a personagem. “Mas acho que combina com o universo de Metal Gear. Não acho que tenho permissão para falar muito disso, mas o Kojima tem seus motivos para decidir por que a Quiet veste o que veste.”
P.S.: Sobre essa discussão, ler “Cansadas de estereótipos negativos, mulheres querem tratamento mais justo nos games“.