“Quando se trata de rostos fora dos smileys amarelos, há uma surpreendente falta de representação das minorias”, diz o texto da petição “Apple: Add More Diversity to the Emoji Keyboard” (Apple: Adicione mais Diversidade ao Teclado de Emoji), que conta com a aprovação de mais de 2,5 mil pessoas. O plano é reunir 10 mil assinaturas.
Os autores da petição dizem que há mais de 800 emojis no sistema da Apple e que apenas dois fazem referências a rostos que não são brancos: a face de um asiático e um homem com turbante.
Um dos apoiadores da petição escreveu: “eu sou uma pessoa de cor e também um usuário de iPhone. É importante para mim ver emojis que se pareçam comigo. Por que há dezoito diferentes tipos de frutas e não há diversidade nos emojis de pessoas? É decepcionante”.
“A empresa há algum tempo acrescentou casais do mesmo sexo. Agora o próximo passo para a diversidade é a representação das minorias, adicionando pelo menos quatro faces com melanina”, diz o texto da petição.
Os Emojis são parte de uma aplicação de uma empresa japonesa, não da Apple, mas mesmo assim a companhia norte-americana “pode mudar os padrões de seus ícones”, segundo a petição. Os autores prometem entregar as assinaturas diretamente para o presidente-executivo da Apple, Tim Cook.