Este foi o ano dos games no Kickstarter. Apenas em 2012, os projetos da área arrecadaram mais de US$ 50 milhões e sete deles ultrapassaram a marca de US$ 1 milhão. Mas, para cada sucesso, há centenas de projetos que não dão certo.
“Haunts: The Manse Macabre”, proposta de game de terror multiplayer com combates por turnos, arrecadou rapidamente US$ 28 mil (US$ 3 mil a mais do que o pedido inicialmente).
Conseguir o dinheiro foi a parte mais fácil. A partir daí, deu tudo errado: o desenvolvimento do jogo demorou mais do que o planejado, os dois programadores envolvidos abandonaram o projeto por causa de outros trabalhos, o dinheiro foi consumido e o game não ficou pronto (nem ficará) na data prevista, outubro deste ano.
O colapso levou Rick Dakan, o idealizador de “Haunts”, a escrever um post com o título de “Tempos de desespero“, onde explica os problemas e pede desculpas para os mais de mil apoiadores do jogo. “Fiz apostas sabendo dos riscos”, escreveu Dakan. “O erro foi meu. Vou tirar do meu bolso para reembolsar qualquer um que queria o dinheiro de volta.”
Nos comentários, as mensagens eram de apoio. “Pode ficar com o meu dinheiro. O Kickstarter é um lugar para esperança”, disse um. Outros até ofereceram ajuda como programadores ou mais doações para que “Haunts” seja finalizado.
Dakan afirmou que vai abrir o código do game se não conseguir realmente lançá-lo comercialmente. “Se”, porque Dakan, mesmo sem dinheiro e programadores, está atrás de novos parceiros e acha que o game ainda pode ser lançado. Pelo menos, até agora, ele tem os apoiadores do projeto do lado dele.