[youtube CvievLytmrs nolink]
Um projeto que está sendo desenvolvido pelo professor Yasue Mitsukura, da Universidade de Keio, no Japão, permite reconhecimento facial milimétrico com uma webcam comum.
Como explica o participante Koichi Takahashi no vídeo acima –uma reportagem feita pela rede Diginfo–, até agora não havia projetos de reconhecimento de expressão facial direcionado a usuários comuns, o que acontece no projeto da Keidai, como é carinhosamente apelidada a universidade, que fica em Minato.
Toda a graça do vídeo, contudo, está na imitação que faz a boneca virtual, cujo cabelo azul é uma indubitável referência ao do da “Sailor Moon”, infantil e insistentemente o imita –ela faz uma espécie de lipdub do pobre estudante.
O sistema de reconhecimento utilizado pelo projeto detecta pontos-chave, como olhos, nariz e boca em tempo real e, segundo a reportagem, pode ser utilizado em games que utilizem reações dos jogadores de maneira interativa.
Atualização: comentários inflamados neste post, que diziam a obviedade “não é a Sailor Moon”, trouxeram a informação de que a bonequinha é personagem virtual chamada Hatsune Miku, que usa o software Vocaloid, projeto da Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona, em parceria com a empresa Yamaha. Obrigado!