Se tivesse um pouco mais de cuidado, o deputado federal de São Paulo Roberto Freire (@freire_roberto) não teria se tornado o assunto mais comentado do Twitter no começo da tarde desta segunda-feira.
Inconformado com a “notícia” do G17 Dilma pede e Banco Central coloca em circulação notas com a frase “Lula seja louvado”, o presidente nacional do PPS –partido de oposição ao governo– retuitou o link, dizendo que o ato era uma afronta, sem perceber que se tratava de uma brincadeira.
Isso é uma ignomínia! Dilma pede e B.C coloca em circulação notas com a frase “Lula seja louvado” g17.com.br/noticia/politi… via @G17_oficial
— Roberto Freire (@freire_roberto) maio 7, 2012
Segundo o G17, a mudança teria sido um pedido da presidente Dilma Rousseff ao BC para homenagear o ex-presidente Lula.
O assunto rapidamente se espalhou pela rede social, com usuários retuitando o político e fazendo piadas com a gafe.
Até o deputado federal do PSDB por Minas Gerais Eduardo Azeredo (@deputadoazeredo) percebeu o equívoco do colega e comentou o tuíte: “Só pode ser brincadeira!”
@freire_roberto Só pode ser brincadeira!
— Eduardo Azeredo (@deputadoazeredo) maio 7, 2012
Em menos de uma hora, a hashtag #LulasejaLouvado virou o assunto mais comentado pelos usuários brasileiros, e “Roberto Freire” e “G17” entraram para o top 10 mundial.
Bastava ter clicado no link para perceber a brincadeira. O G17 se intitula um site “sem compromisso com a verdade”.
Depois de alertado, o político se desculpou pela gafe.
Já me desculpei pela veiculação algo tão ignominioso-noticia alteração cédulas pelo BC- que só poderia ser falso.Infelizmente me equivoquei
— Roberto Freire (@freire_roberto) maio 7, 2012
“Não deixo nada sem resposta”, disse, por telefone, à Folha. “Respondo sempre à altura.” Ele disse que leu a notícia, mas não percebeu que se tratava de uma piada.
“Terei mais cuidado a partir de agora. Nestes tempos ‘lulo-dilmistas’, tudo é possível que seja verdade”, disse o deputado. “Mas não vou me calar. Vou continuar fazendo a oposição que sempre fiz —e reconhecer quando errar.”
Até o momento da publicação deste post, continuava a responder a seus seguidores e usuários que queriam apenas se divertir com o ato falho.
Abaixo, algumas interações do deputado com usuários da rede social:
Que agressividade chamar as pessoas de ignóbil, @AntonioBrabo Discutir e criticar atitudes é democrático,mas agredir a pessoa é canalhice
— Roberto Freire (@freire_roberto) maio 7, 2012
Que agressividade Sra. @Renett_ !
— Roberto Freire (@freire_roberto) maio 7, 2012
@freire_roberto Que mico, heim deputado.kkkkkkkkkkkkkk
— Blog do Franco (@FrancoAhmad) maio 7, 2012
@freire_roberto nem responde. Acontece. Todo mundo cai nesse G17 um dia.
— Marcos (@Gabirusjr) maio 7, 2012
@freire_roberto Bem vindo a internet
— Gabriel Gil (@gabrielgilfake) maio 7, 2012