Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 -

O blog é uma extensão da cobertura sobre tecnologia e internet publicada na Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Foto de Zuckerberg gera receio pelo futuro

Por Felipe Maia
Mark Zuckerberg e os ‘vendados’ pela realidade virtual em Barcelona

A realidade virtual é uma das principais apostas da indústria de tecnologia para o futuro próximo: a ideia de explorar ambientes ou cenas em 360 graus sem sair do lugar, só mexendo a cabeça, é de enorme potencial do ponto de vista do entretenimento (incluindo o adulto) ou da educação.

Só que muita gente ficou assustada quando viu uma foto do evento da Samsung no Mobile World Congress, em Barcelona. Ela mostra Mark Zuckerberg, o chefe do Facebook,  andando confiante, de cara limpa e bem humano em meio a uma plateia que estava vendada pela realidade virtual, sem ver o bilionário que estava ao lado deles.

“Essa foto é uma alegoria do futuro? As pessoas na realidade virtual com nossos líderes passando por nós”, questionou no Twitter Nicolas Debock, que trabalha para um fundo de investimento em start-ups Balderton.

Foi o próprio Zuckerberg quem postou a foto, fato que a torna ainda mais intrigante. “Nessa foto infeliz, parece que ele está planejando roubar nossos cérebros”, escreveu Rich McCormick, do site especializado “The Verge”.

O Facebook já tem investimentos no setor de realidade virtual: é dona da Oculus VR (comprada por US$ 2 bilhões), cujos óculos estarão à venda no final de março por US$ 599 (R$ 2.400) em 20 países (não no Brasil). E neste domingo (21), o americano disse que “a realidade virtual vai ser a plataforma mais social de todas”.

Alegórica ou não, a foto não representa apenas o futuro. Ela é um retrato do presente: pense em quanto tempo você se dedica ao Facebook, ao Instagram ou ao WhatsApp, todos de  Zuckerberg. Enquanto você fica com os olhos na tela do celular (ou do relógio inteligente), ele passa.

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado

Categorias

Publicidade
Publicidade
Publicidade