Apperitivo: Fazendo arte

Por Anderson Leonardo

paper desenhos appsPAPER (iOS)
ONDE fiftythree.com/paper
QUANTO Gratuito

Desenvolvido pela start-up FiftyThree, o Paper não só é um dos melhores aplicativos para artistas e entusiastas — é um dos melhores de toda a loja de apps da Apple.

Suas ferramentas de desenho não são tão avançadas quanto as dos softwares móveis da Autodesk, por exemplo. Em vez disso, a FiftyThree aposta na simplicidade e, desde sua última grande atualização, na interação entre a comunidade.

Lançado em setembro, o Mix é uma plataforma colaborativa que permite aos usuários seguirem seus artistas prediletos, compartilhar criações e remixar desenhos de outrem.

Não preciso dizer mais nada sobre ele. Já deve ter ganho seu coração. Única decepção: não está disponível em outras plataformas. Usuários de Android que quiserem investir na arte digital precisam recorrer ao Sketchbook Express ou ao ArtFlow, ambos gratuitos.

fragment app arteFRAGMENT (Android e iOS)
ONDE fragmentapp.com
QUANTO US$ 1,99

Podia ser só um Instagram sem o viés social. Mas, além de oferecer diversos filtros e ferramentas de edição de imagens, o Fragment, da Pixite, permite incluir formas geométricas belíssimas às fotos.

Tais adições, se manipuladas corretamente, criam efeitos prismáticos elegantes. É possível, por exemplo, alterar o tamanho de um cubo ou distorcer a parte da imagem que fica dentro de uma pirâmide.

A desenvolvedora Pixite, aliás, tem um amplo portfólio de aplicativos de edição imagens, caso você queira ir além. Confira aqui.

over app arteOVER (Android e iOS)
ONDE madewithover.com
QUANTO US$ 1,99

Tipografia é o foco do Over. Você escolhe uma imagem de fundo, escreve um texto bacana e então seleciona uma das várias fontes gratuitas (e outras pagas) para deixar tudo bem atraente.

O Over também oferece ilustrações e designs tipográficos já prontos, com frases inspiradoras ótimas para pôsteres motivacionais.

over app arte