Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 -

O blog é uma extensão da cobertura sobre tecnologia e internet publicada na Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apperitivo: Para se livrar das distrações do celular

Por Anderson Leonardo

Quantas vezes por dia você costuma destravar a tela do celular, viajar pelas telas de aplicativos e checar as redes sociais enquanto você deveria estar fazendo outra coisa? É melhor não tentar contar. Você vai se perder.

Nesta semana, portanto, a coluna de aplicativos de Tec traz alguns apps que podem te motivar a deixar o smartphone de lado. Boa sorte.

forest app apperitivoFOREST (Android e iOS)
QUANTO Gratuito
ONDE forestapp.cc

Plante árvores virtuais enquanto se é produtivo. A cada meia hora que você passa sem mexer no celular, uma árvore é adicionada à sua floresta pessoal. Se você sai do aplicativo durante o tempo, sua árvore morre.

Ideia interessante, execução regular. Ao deixar o Forest usando o gerenciador de apps do celular, que mostra os programas abertos, a árvore continua viva. Pelo menos no Android. Mas você pode escolher não trapacear.

Se as árvores fossem reais, seria uma iniciativa maravilhosa. Fica a dica para quem tiver recursos ($$$$$$$).

moment app apperitivoMOMENT (iOS)
QUANTO US$ 4,99
ONDE inthemoment.io

Este aplicativo ajuda você a responder a pergunta que fiz no início desta coluna. O Moment rastreia o tempo de uso do seu dispositivo (de maneira automática ou não) e mostra os resultados em uma linha do tempo.

Também permite impôr limites de tempo, para os mais viciados. A ideia é conscientizar o usuário de que ele poderia estar fazendo outras coisas em vez de olhar para a telinha.

focus lock app apperitivoFOCUS LOCK (Android)
QUANTO Gratuito
ONDE play.google.com

Se você quer se livrar de um aplicativo específico, o Focus Lock bloqueia seu acesso a ele por um período personalizável. Mas permite determinar intervalos, quando o app pode ser usado por um tempo.

Você não precisa se privar totalmente do Facebook ou do Twitter, mas pelo menos controla o uso das redes sociais e de outros programas viciantes.

Blogs da Folha