Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 -

O blog é uma extensão da cobertura sobre tecnologia e internet publicada na Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jornalista ‘previu’ em 2013 que Microsoft pularia Windows 9

Por Anderson Leonardo

A Microsoft decidiu quebrar a sequência de numeração dos nomes das últimas versões de seu sistema operacional e anunciou, na terça-feira (30), o Windows 10 –a última grande atualização se chamava Windows 8.1.

Acreditem se quiser: um jornalista de um site especializado em tecnologia já havia “adivinhado” em 2013 que essa seria a jogada da empresa. Pete Babb, da InfoWorld, escreveu no 1º de abril daquele ano uma notícia falsa intitulada “Microsoft ignora o ‘bom de mais’ Windows 9, pula para o Windows 10.

Ou seja, ele meio que previu o futuro sem querer.

Notícia satírica da InfoWorld sem querer "prevendo" estratégia da Microsoft
Notícia satírica da InfoWorld sem querer “prevendo” estratégia da Microsoft

Na paródia, Babb se aproveita das críticas que marcaram o lançamento do Windows 8 em 2012 e brinca que a Microsoft chegou a desenvolver um Windows 9 tão bom, “rápido e intuitivo” que jamais poderia ser lançado.

A notícia fictícia relata ainda um “discurso” feito pelo então chefe-executivo da empresa, Steve Ballmer: “Vocês realmente se superaram dessa vez! Esse é exatamente o tipo de perfeição tão similar à nossa marca que não poderia existir em nenhum outro lugar senão aqui dentro da companhia. Agora, para frente com o Windows 10!”.

Por e-mail, Babb afirmou que realmente escreveu a piada em 2013. “Acho que o segredo para prever o que a Microsoft vai fazer é imaginar os planos de uma megacorporação estranha e satírica”, complementou.

Recentemente, cientistas tentaram encontrar viajantes do tempo na internet. Talvez eles não tenham procurado direito.

Blogs da Folha