Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 -

O blog é uma extensão da cobertura sobre tecnologia e internet publicada na Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apperitivo: Teclados alternativos

Por Anderson Leonardo

Como você já deve saber, a mais recente grande atualização do sistema operacional da Apple agora permite a instalação de teclados personalizados, desenvolvidos por terceiros, em iPhones e iPads.

Tec listou os três aplicativos mais populares desse ramo recentemente. Nesta coluna semanal de apps, porém, apresento outras alternativas ao teclado padrão da Apple, que vive acentuando a letra E quando só quero incluir a conjunção aditiva no texto.

Usuário de Android? Você também pode baixar os teclados abordados no link acima (Fleksy, SwiftKey e Minuum), mas trago uma outra opção para você.

gif keyboard teclado appGIF KEYBOARD (iOS)
ONDE riffsy.com
QUANTO Gratuito

Comunicação por imagens que se movimentam, no estilo Relay: como não curtir? Os gifs são separados por categorias, mas você também pode usar a busca para ir direto ao que deseja. Tem até gif com som (!).

scribbleboard app tecladoSCRIBBLEBOARD (iOS)
ONDE itunes.apple.com
QUANTO Gratuito

O foco deste são os desenhos. Mude as cores do fundo e do pincel, além da grossura do traço. Infelizmente é preciso salvá-los como imagens para enviá-los. Mas pelo menos tudo acontece no seu teclado.

type app tecladoTYPE (iOS)
ONDE downloadtype.com
QUANTO US$ 0,99

Este não é um teclado personalizado, mas um criador de teclados personalizados. Você pode criá-los a partir de cores ou de imagens da sua biblioteca de fotos.

aitype app tecladoAI.TYPE (Android)
ONDE aitype.com
QUANTO Gratuito / R$ 10,40*

Um dos teclados comuns que mais oferecem opções de personalização. Conta também com uma série de temas para deixá-lo com a cara que você quiser. O período de testes dura 14 dias. Em breve, para iOS.

Todos eles explicam como funciona o processo de ativação passo a passo. Mas, se tiver dúvidas, siga as etapas seguintes:

No iOS: Ajustes > Geral > Teclado > Teclados > Adicionar Novo Teclado…
No Android: Configurações > Idioma e texto > Teclado e métodos de entrada.

Atualização: Vai de você confiar nesses teclados, que requerem acesso ao seu celular e podem representar um risco à privacidade.

*Valores em reais podem mudar, pois dependem da taxa de conversão do dólar.

Blogs da Folha