Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 -

O blog é uma extensão da cobertura sobre tecnologia e internet publicada na Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Pesquisadores utilizam câmera do Lumia 1020 em exames microscópicos

Por João Vitor Oliveira

AX064_6A18_9

Vamos falar de histopatologia?

O exame histopatológico, realizado por meio de um microscópio, é o estudo de um fragmento de tecido corporal com o objetivo de se firmar ou confirmar diagnósticos de doenças específicas (não se preocupe, você ainda está no Blog de Tec).

No começo do mês, dois pesquisadores da Universidade da Califórnia publicaram um artigo descrevendo como utilizaram um Lumia 1020, smartphone da Nokia, para identificar um tipo de bactéria durante um exame histopatológico.

Com a poderosa câmera de 41 Mpixels e recurso de estabilização ótica do aparelho, os cientistas Dr. Mark Li-cheng Wu e Dr. John Paul Graff fotografaram a imagem ampliada de um tecido através da lente de um microscópio e aplicaram o zoom digital na foto para observar melhor os detalhes.

Eles puderam identificar uma bactéria de difícil diagnóstico, menor do que um glóbulo vermelho (célula sanguínea), que infectara um paciente portador de HIV.

Em entrevista ao conversations.nokia.com, Graff diz que a qualidade de resolução alcançada com o Lumia é superior a das imagens feitas pelo método tradicional de análise, com as câmeras fixas dos próprios microscópios.

Isso para não falar que os pesquisadores salvaram os arquivos em JPEG durante o exame. Eles cogitam que, com imagens em RAW (formato cru, sem compressão da informação do arquivo), o resultado seria ainda melhor.



Lumia-Microscope-shot

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado

Categorias

Publicidade
Publicidade
Publicidade