Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 -

O blog é uma extensão da cobertura sobre tecnologia e internet publicada na Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Site mostra ao som de que música você foi concebido (ou quase isso)

Por Anderson Leonardo

Você já quis saber ao som de qual música você provavelmente foi concebido? Não? Eu também não.

Mas um programador conhecido no Twitter e no Reddit como literallyelvis criou um site chamado Porktrack para matar nossa curiosidade — mesmo que ninguém tenha pedido.

Porktrack

O Porktrack usa um algoritmo simples para descobrir que música era a mais popular do rádio no dia em que seus pais… fizeram o “oba-oba” (obrigado, “The Sims”).

Funciona assim: você insere a sua data de nascimento — tendo a opção de dizer se você veio ao mundo mais cedo ou mais tarde que o esperado — e o site mostra a canção que estava no topo da lista Hot 100 da Billboard na premiada semana.

É claro que, por ter sido criado por um americano e se basear num ranking de música dos Estados Unidos, o site faz mais sentido para quem nasceu lá. Mas isso não significa que o resto tenha de ficar fora da brincadeira.

Segundo o Porktrack, eu (provavelmente) fui concebido ao som de “Informer”, do cantor de reggae canadense Snow (ouça acima). Também procurei algumas personalidades para saber que música estava bombando no dia da concepção delas:

Na seção de questões frequentes, o criador do Porktrack deixa bem claro que a precisão do seu site não é muito alta. “[Mesmo] os médicos só podem estimar a sua data de concepção, e eles têm dados reais e tangíveis nos quais se basear”, escreve. “Isso é só um computador em algum lugar.”

Infelizmente, apenas pessoas nascidas a partir de 1960 podem aproveitar o Porktrack.

Blogs da Folha