Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 -

O blog é uma extensão da cobertura sobre tecnologia e internet publicada na Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BBC lança nova edição de jogo textual do ‘Guia do Mochileiro das Galáxias’

Por Anderson Leonardo

Não entre em pânico.

Sério, não há motivos para surtar. Muito pelo contrário: a BBC lançou nesta segunda-feira (10) uma nova versão do jogo de aventura textual do “Guia do Mochileiro das Galáxias” (em inglês), em celebração ao seu 30º aniversário.

(Reprodução)
Interface do jogo textual do “Guia do Mochileiro das Galáxias” (Reprodução)

Esse deve ser um dos jogos mais difíceis que você já jogou ou vai jogar. Não há gráficos, além de umas poucas ilustrações para ajudá-lo a se situar. Não há sons. Toda a história é narrada textualmente. E você precisa inserir comandos para fazê-la desenrolar.

“Houve um tempo em que jogos de computador não tinham gráficos. Ou pelo menos eles não podiam ter gráficos e áudio ao mesmo tempo. Eles certamente não podiam ter os dois e conteúdo o suficiente para manter alguém entretido por mais de alguns minutos. Então eles tinham texto.”

Richard Harris, em douglasadams.com

Originalmente, o game foi lançado em 1984, como resultado de uma parceria entre Douglas Adams, criador da comédia de ficão científica “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, e o programador Steve Meretzky, da Infocom. O jogo tinha essa aparência:

Primeira versão do jogo textual do "Guia do Mochileiro" (Reprodução)
Primeira versão do jogo textual do “Guia do Mochileiro” (Reprodução)

De acordo com a Infocom, aproximadamente 350 mil cópias foram vendidas naquele ano, o que fez dessa aventura textual um dos jogos mais populares da época.

Mas a dificuldade não é apenas por causa da ausência de gráficos ou da necessidade de ser bem criativo para resolver os conflitos impostos. Como alerta o site da BBC Radio 4, “este game vai matá-lo com frequência”. Esse vai ser o seu fim se você usar muitos comandos e não chegar a lugar nenhum.

Para facilitar a vida dos jogadores, a BBC montou uma página com dicas para vencer todas as etapas do jogo. (Mas assim fica fácil demais, se você abusar.) Tendo cadastro no site, você pode também salvar seu progresso e continuar de onde parou.

Se você for tentar zerar o jogo, boa sorte –eu ainda não consegui sair da primeira parte. E lembre-se da dica mais importante: a resposta para a vida, o universo e tudo mais é 42.

Blogs da Folha