Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 -

O blog é uma extensão da cobertura sobre tecnologia e internet publicada na Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Novo PlayStation pode não ter o número 4 no nome

Por Alexandre Orrico
Logo do Playstation 4 segundo o usuário shalamanoff, do 99 designs; site abriu um concurso para premiar com US$ 500 o conceito mais bem votado. Veja mais desenhos em 99sdesigns.com.br

Há muita especulação e nenhuma certeza sobre o PlayStation Meeting, evento da Sony que acontecerá na próxima quarta-feira, às 18h, em Nova York (20h no horário de Brasília).

Se julgarmos pela história, tamanho do evento, quantidade de jornalistas convidados pela companhia japonesa e número de fontes que apareceram nas últimas semanas em diversos sites especializados, a nova geração do console PlayStation vai mesmo dar as caras. Mas ela pode não se chamar exatamente PlayStation 4.

O 4 é tradicionalmente considerado um número de azar no Japão. Ele pode ser pronunciado como “shi”, uma palavra que também significa “morte”. A prática de evitar o número 4 é conhecida como tetrafobia e é comum, pelo mesmo motivo, na China, Malásia, Vietnã e outros países do sudeste asiático.

No Japão, é comum a numeração de apartamentos, andares de prédios públicos e estacionamentos pularem o 4. Às vezes, para modificar a pronúncia, o número é pronunciado em inglês mesmo, “four”, e em alguns edifícios a letra F toma o lugar do 4 no painel dos elevadores.

Não sabemos o nível de tetrafobia dos executivos da Sony. Mas, caso eles não aprovem a sonoridade do “PlayStation Morte” e o 4 for realmente limado, quais são as opções? Será que a palavra Orbis (codinome do projeto) pode tomar o lugar do número? Ou o console se chamará simplesmente PlayStation, a exemplo dos novos “Tomb Raider” e “SimCity”, que perderam os títulos e números, assim como o iPad?

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado

Categorias

Publicidade
Publicidade
Publicidade