Saiba por que o número de visualizações no YouTube congela em pouco mais de 300

Por Leonardo Luís

O número de visualizações de alguns vídeos recém-postados no YouTube costuma parar em pouco mais de 300 durante mais ou menos um dia, ainda que mais acessos tenham sido feitos.

Brady Haran, videologger do canal do YouTube numberphile, publicou um vídeo explicando por que isso acontece.

[youtube oIkhgagvrjI nolink]

Ted Hamilton, gerente de projeto do YouTube Analytics, foi quem deu a resposta: a pausa em 300 e pouco é o tempo que o YouTube leva para verificar se o aumento rápido no número de visualizações é legítimo.

“Consideramos as visualizações um tipo de moeda. Por isso, fazemos um esforço significativo para evitar falsificação”, diz ele. “Quando há um vídeo com baixo número de visualizações, não é necessário ser cuidadoso. Quando o número passa de 300, é necessário verificar.”

Para que as visualizações no YouTube não percam valor, o site tenta garantir que não há estratégias erradas associadas à popularidade de um vídeo, como bots ou um título falso.

Mas por que 300?

“Numa reunião, decidiram que era necessário traçar uma linha entre algo menos relevante e um negócio sério. A fórmula que a gente usou para chegar a 300 eu não sei.”

As visualizações não param exatamente em 300, mas de 301 em diante. Ted Hamilton conta o motivo disso: o programador incluiu uma sentença que corresponde a algo como “Se houver mais uma visualização, e se o número de visualizações for menor ou igual a 300, acrescentar 1″. Por causa desse “ou igual”, o contador YouTube inclui uma visualização excedente depois de 300.

Às vezes, o contador também para num número um pouco superior a 301. Isso ocorre porque o YouTube tem diversos servidores no mundo, e acessos a servidores diferentes foram contabilizados ao mesmo tempo.

Via “The Atlantic”.