Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 -

O blog é uma extensão da cobertura sobre tecnologia e internet publicada na Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Enquanto fala, japonês é imitado por ‘Sailor Moon’ de cabelo azul

Por Yuri Gonzaga

[youtube CvievLytmrs nolink]

Um projeto que está sendo desenvolvido pelo professor Yasue Mitsukura, da Universidade de Keio, no Japão, permite reconhecimento facial milimétrico com uma webcam comum.

Como explica o participante Koichi Takahashi no vídeo acima –uma reportagem feita pela rede Diginfo–, até agora não havia projetos de reconhecimento de expressão facial direcionado a usuários comuns, o que acontece no projeto da Keidai, como é carinhosamente apelidada a universidade, que fica em Minato.

Toda a graça do vídeo, contudo, está na imitação que faz a boneca virtual, cujo cabelo azul é uma indubitável referência ao do da “Sailor Moon”, infantil e insistentemente o imita –ela faz uma espécie de lipdub do pobre estudante.

O sistema de reconhecimento utilizado pelo projeto detecta pontos-chave, como olhos, nariz e boca em tempo real e, segundo a reportagem, pode ser utilizado em games que utilizem reações dos jogadores de maneira interativa.

Atualização: comentários inflamados neste post, que diziam a obviedade “não é a Sailor Moon”, trouxeram a informação de que a bonequinha é personagem virtual chamada Hatsune Miku, que usa o software Vocaloid, projeto da Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona, em parceria com a empresa Yamaha. Obrigado!

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado

Categorias

Publicidade
Publicidade
Publicidade