Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 -

O blog é uma extensão da cobertura sobre tecnologia e internet publicada na Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Conheça os cinco melhores jogos apresentados na E3 2012

Por Alexandre Orrico

Antes de tudo, é preciso dizer que esta é uma lista pessoal. Selecionei alguns jogos que, na minha opinião, merecem bastante atenção pela qualidade que apresentaram durante vídeos ou demonstrações de jogabilidade na E3 deste ano. Como não sou um grande fã de jogos esportivos, vocês não vão ver no ranking nenhum game de futebol ou de corrida.

1. “Call of Duty: Black Ops II” (Activision)

Lançamento: 13/11/2012
Plataformas: PC, PlayStation 3 e Xbox 360
Estilo: tiro em primeira pessoa (guerra)
Veja o trailer

O jogo não estava disponível para testes, mas eu entrevistei um desenvolvedor e vi uma apresentação à portas fechadas no estande da Activision. Fiquei impressionado com a incorporação de elementos de estratégia (!) na mecânica de jogo: será possível dar comandos para soldados de seu batalhão ou controlá-los você mesmo.

2. “Watch Dogs” (Ubisoft)

Plataformas: PC, PlayStation 3 e Xbox 360
Lançamento: Ainda sem data
Estilo: tiro em terceira pessoa (futurista)
Veja o trailer

Imagine o mundo aberto de “GTA”, combinado com uma mecânica de jogo semelhante à de “Max Payne 3″ e seu bullet time (modo de câmera lenta), inseridos no mundo ultraconectado e futurista de “Syndicate”. O resultado dessa mistura dá uma ideia do que é “Watch Dogs”, da Ubisoft, que se passa em um futuro (não tão distante) onde todos os dispositivos eletrônicos e informações digitais estão centralizadas em um único sistema.

3. “The Last of Us” (Sony Computer)

Plataforma: PlayStation 3
Lançamento: ainda sem data
Estilo: tiro em terceira pessoa (sobrevivência pós-apocalíptica)
Veja o trailer

O mundo foi devastado por uma praga misteriosa, mas o que parece importar realmente para o jogo é no que acontece depois. O clima pós-apocalíptico do jogo foca na relação (bem hostil, a julgar pelo trailer) entre sobreviventes e os protagonistas do jogo, um ex-contrabandista de armas e uma órfã de 14 anos. Com recursos escassos, a principal preocupação principal dos personagens é sobreviver. O estilo violento e o clima de suspense arrancaram aplausos do público durante a conferência da Sony, em Los Angeles, antes do início da E3.

4. “Metal Gear Rising: Revengeance” (Konami)

Plataformas: PC, PlayStation 3 e Xbox 360
Lançamento: primeiro semestre de 2013
Estilo: ação em terceira pessoa
Veja o trailer 

O jogo está muito, muito diferente de outros capítulos da série Metal Gear. O que não significa que esteja menos divertido, porém. No lugar de rifles e pistolas, agora a arma principal é uma espada ultra-afiada. Com o modo câmera lenta ativado, você pode picar inimigos em, literalmente, dezenas de pedacinhos. Também será possível fatiar helicópteros, pontes, carros e tudo o mais que você quiser no cenário. O design me lembou um pouco o jogo Vanquish, do qual sou grande fã, da produtora Platinum Games (também responsável pelo desenvolvimento do gameplay deste último Metal Gear).


5. “Beyond”
(Quantic Dream)

Plataforma: PlayStation 3
Lançamento: ainda sem data
Estilo: ainda não vimos o gameplay
Veja o trailer

A desenvolvedora Quantic Dream é responsável por um dos games mais originais dos últimos anos, o “Heavy Rain”, onde você controlava os personagens o tempo todo, mesmo em atividades triviais. “Beyond”, com temática espiritual, promete seguir o mesmo caminho: os jogadores vão acompanhar a protagonista do jogo, que parece ter poderes paranormais, por 15 anos da vida dela.

Blogs da Folha