Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

Perfil O blog é produzido pela editoria de Tec

Perfil completo

Primeiras resenhas do novo iPad: entediantes e previsíveis

Por Emerson Kimura
16/03/12 12:44

Começaram a pintar as primeiras resenhas do novo iPad. Em geral, são entediantes e previsíveis. Resumindo, dizem o seguinte:

  • A tela é sensacional;
  • A conexão 4G pode ser bem rápida;
  • A câmera é razoável;
  • A tela é sensacional;
  • O desempenho é bom, como o do iPad 2;
  • A duração da bateria é boa, como a do iPad 2;
  • A tela é sensacional;
  • Não há Siri, apenas o recurso de ditado (speech-to-text);
  • O peso e a espessura maiores, devido principalmente à bateria, não incomodam;
  • A tela é sensacional;
  • O novo iPad é o melhor tablet do mundo.

Esse tom monocórdio é uma pena. Gostaria de ter visto pelo menos uma ou outra análise dissonante. Com o tempo, porém, devem surgir abordagens mais variadas. Uma profusão de cabeças diferentes testará, analisará e pensará o novo iPad – e uma boa parte delas não precisará repetir o que já foi dito pelos críticos que receberam unidades de teste antes do início das vendas.

Enquanto isso não ocorre, leia abaixo trechos de algumas resenhas publicadas ainda ontem. Acho a questão do armazenamento especialmente interessante – é um problema que merece a atenção tanto de futuros compradores do tablet quanto de quem já tem iPhone ou iPad.

Jason Shell, Macworld

Os vídeos ficam ótimos. Assistir a um filme em HD ou a um programa de TV no novo iPad é como ter um home theater no seu colo. (Bem, supondo que você tenha bons fones de ouvido, é claro. O alto-falante monofônico do iPad parece inalterado em relação ao modelo anterior.)

(…)

Achei a temperatura de cor no novo iPad mais quente e mais amarela do que no iPad 2. Isoladas, ambas as telas pareciam perfeitamente normais. Apenas quando colocava o iPad novo e o velho juntos eu percebia que [a temperatura de cor de] uma era um pouco mais quente do que [a de] outra.

(…)

O iPad 2 era muito mais rápido do que o iPad original, graças ao seu processador A5 de duplo núcleo. Mas o A5X que equipa o iPad de terceira geração realmente não oferece mais poder de processamento do que o seu predecessor. Em todos os nossos testes baseados em processador, o novo iPad rodou mais ou menos tão rápido quanto o iPad 2. (O que não significa que seja lento – eles são os dois dispositivos com iOS mais rápidos que existem.)

(…)

As diferenças [físicas] que notei [em relação ao iPad 2]: o interior do conector do dock é prateado e não preto, e a câmera traseira é um pouquinho maior. Sim. É isso.

(…)

No passado, disse a muitas pessoas que 16 GB é bastante armazenamento para a maioria dos usuários de iPad. Mas 16 GB não é o que costumava ser. Apps atualizados para conter gráficos no nível da tela Retina incharão de tamanho. Arquivos de vídeo em HD são enormes. Aqueles livros didáticos cheios de recursos podem ser enormes. E capturar imagens de cinco megapixels e vídeos em 1080p ocupará qualquer armazenamento restante rapidamente.

Ainda acho que a maioria dos compradores deve partir da suposição de que eles precisam apenas de 16 GB, mas depois têm que perguntar para si mesmos algumas questões. Qualquer um que pretenda carregar o aparelho com vários filmes em HD, gravar vídeos ou instalar um monte de aplicativos deve seriamente considerar uma capacidade maior. Mas muitas pessoas simplesmente não usam o iPad assim, e, para elas, 16 GB é o suficiente.

MG Siegler, TechCrunch

Embora a nova bateria claramente não seja muito maior do que a antiga, ela pode armazenar muito mais energia (42 watts-hora versus 25 watts-hora). O ruim disso é que eu descobri que leva um pouco mais de tempo para carregar o novo iPad. Muitas horas – você provavelmente vai querer fazer isso durante a noite.

Outra pequena desvantagem que assumo ter relação com a bateria ou com a funcionalidade LTE é que, diferentemente de modelos anteriores do iPad, o novo iPad fica notavelmente morno no canto inferior esquerdo após uso prolongado. Nunca quente, apenas morno.

(…)

A única desvantagem dos novos aplicativos prontos para a tela Retina é que eles ocuparão mais espaço. (…) E você deve pensar sobre essa exigência de armazenamento se estiver considerando comprar a versão de 16 GB do novo iPad.

Outra coisa a considerar: com o novo iPad, você obviamente vai querer versões em HD de filmes e programas de TV, e elas costumam ter o dobro do tamanho das versões em definição standard.

(…)

No iPad que estou testando, tenho três páginas de apps, algumas centenas de fotos, um filme em HD e um álbum de música. Não é realmente muita coisa, mas isso ocupa mais de 20 GB de armazenamento. Só os apps são mais de 10 GB disso.

(…)

A única questão real é: você deve atualizar se tiver um modelo anterior de iPad? Se você tiver o iPad original, digo que não há nem o que pensar. Se tiver o iPad 2, a decisão é mais difícil, pois ele parece quase tão rápido quanto o novo iPad. Mas, se optar por não atualizar (ou por gastar US$ 399 no iPad 2 de 16 GB), trate o novo iPad como se ele fosse a Medusa quando você estiver em uma Apple Store. Não. Olhe. Para. Ele.

Jim Dalrymple, The Loop

Esforcei-me após o evento [de lançamento] em juntar as palavras certas para descrever a tela e, uma semana depois, ainda não encontrei uma analogia apropriada. A única coisa que consigo pensar que se aproxima disso é comparar com a primeira vez que você viu uma TV de alta definição na vida. Lembra como foi surpreendente ir de uma daquelas TVs gigantes de projeção de definição standard para uma HDTV? É como se fosse isso.

David Pogue, The New York Times

(Pior, cada app é geralmente feito em uma versão única e universal para todos os modelos de iPad. Então esses apps consumirão o mesmo espaço extra, inutilmente, em iPads mais velhos também – e até mesmo em iPhones, pois muitos apps são feitos para funcionar tanto no tablet quanto no telefone. Em outras palavras, usuários do iPhone também acabarão perdendo espaço de armazenamento por causa desse efeito cascata do inchamento gráfico.)

(…)

O novo iPad é um milímetro mais grosso e 1,8 onças [51,03 gramas] mais pesado do que o iPad 2. É uma diferença muito pequena, mas dedos acostumados a segurar o iPad antigo vão senti-la, e isso é muito ruim.

Walt Mossberg, AllThingsD

Junto com a coleção inigualável de 200 mil programas de terceiros projetados para sua grande tela e os extensos catálogos de conteúdo de música, livros, periódicos e vídeo disponíveis para ele, posso recomendar o novo iPad aos consumidores como a melhor escolha de um tablet de uso geral.

As exceções seriam pessoas que preferem um tamanho menor para uso com uma mão ou aquelas que acham o peso um grande ônus.

(…)

Uma coisa que a Apple não solucionou: como todas as telas brilhantes de LCD a cores, esta ainda é ruim sob luz solar direta.

Joshua Topolsky, The Verge

Vou, no entanto, tomar um momento para me queixar de duas decisões de hardware que têm me incomodado desde o início. A primeira é a colocação do conector de fone de ouvido. Tenho certeza de que há muitas razões pelas quais a Apple escolheu colocar a porta de 3,5 mm no canto superior esquerdo (em retrato) / canto inferior esquerdo (em paisagem) do dispositivo, mas sinto que ele faria muito mais sentido na parte inferior. Em segundo lugar, seria legal poder encaixar o iPad em modo paisagem, mas isso exigiria uma segunda conexão de dock de 30 pinos na lateral do tablet.

(…)

A tela tem uma resolução tão alta que pode até causar distração, de alguma maneira. Comecei a notar como gráficos podem ser ruins em qualidade e resolução em certos aplicativos e páginas na web. Comecei até a fazer uma lista de elementos gráficos que precisamos atualizar no Verge.

John Gruber, Daring Fireball

O que mudou – e o que não mudou – nesta nova iteração do iPad revela as prioridades da Apple. Mais importante: como as coisas aparecem na tela, que impressão elas passam, quão suave elas se movimentam. Não importante: uma CPU mais rápida. Importante: processamento de gráficos mais rápido.

(…)

50 gramas e seis décimos de milímetro são comprometimentos menores, mas são comprometimentos, e eles revelam as prioridades da Apple: é melhor fazer o iPad um pouco mais grosso e pesado do que deixar a duração da bateria ligeiramente menor.

  • Comentários
  • Facebook

9 comentários feitos no blog

  1. Claudio Mendes comentou em 20/03/12 at 1:30 pm Responder

    Tenho um iPad 1 a um bom tempo e ele consegue suprir todas as minhas necessidades (roda a maioria dos jogos, tem uma imagem e sensibilidade muito boa na tela e acessa a internet – sem flash – como os demais modelos atuais). Enfim, não vejo motivos no momento para tamanha demanda pelo iPad 3, ele oferece muito pouco para ser alvo da mídia. Aqueles que possuem o iPad 1 ou 2, devem estar muito satisfeitos com o produto e acredito que não vão querer atualizar somente por causa do 4G ou da camera ou ainda da resolução da tela … Ou seja, é apenas marketing e moda!

  2. Gildo Araújo comentou em 19/03/12 at 7:57 pm Responder

    Vai ganhar um doce quem adivinhar qual país terá o iPad 3 mais caro do mundo? Agora vai o sujeito ter um câncer de laringe e esperar oito meses na fila do SUS por um exame. Fala sério!

  3. Francisco Aragao comentou em 19/03/12 at 6:37 pm Responder

    Que bom que a câmera melhorou, eu ainda não consegui encontrar um celular que tivesse cam pior do que o iPad 2. E o Flash? Quando vão rodar? Tive que trocar meu iPad por um Android popr conta disso.

  4. Vrummm comentou em 19/03/12 at 10:51 am Responder

    Essa bugiganga deveria ser doado nas escolas públicas e eliminar o livro impresso, pelo menos; afinal, governo que gasta os tufos dos bilhões para construir estádio de futebol e dar incentivo de 1 milhão para o filho do Fittipaldi, é porque pode esbanjar na educação, saúde e moradia, entre outras prioridades. http://4.bp.blogspot.com/_JXK6VhdeQFM/S-1cNCewvhI/AAAAAAAAJ60/fUL01gEe1Gs/s400/Haiti_crian%C3%A7as_fome.JPG

  5. Kleber comentou em 19/03/12 at 9:45 am Responder

    Provavelmente vai chegar por aqui a um preço proibitivo, e como já foi comentado te que valer muito a pena, porque se for pra jogar angry birds existem alternativas mais baratas e muito mais rápidas

  6. João Alberto comentou em 19/03/12 at 2:46 am Responder

    Pelo que li, não vale a pena trocar o Ipad 2 pelo 3. Vou esperar a próxima geração. Com relação aos tablets, digo que estes aparelhos são o supra sumo da tecnologia. Afirmo que em poucos anos, estes aparelhos substuirão os livros convencionais na rede pública de ensino. Isso em um prazo de 4 anos….

  7. nigojiro comentou em 18/03/12 at 4:10 pm Responder

    Aparelhinho muito caro para somente servir como agenda, assistir filmes em viagens, e jogar angry birds.

  8. corina comentou em 16/03/12 at 8:48 pm Responder

    A tela é sensacional!

  9. Wilson comentou em 16/03/12 at 3:00 pm Responder

    Enfim, alguém falou. Aparecerão fã boys raivosos em 3 … 2 … 1….

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Publicidade
Publicidade

Folha Shop