Blog de Tec

Nada que é digital nos é estranho

 -

O blog é uma extensão da cobertura sobre tecnologia e internet publicada na Folha.

Perfil completo

Publicidade
Publicidade

Combine ações de redes sociais e automatize tarefas com o IFTTT

Por Alexandre Orrico
Reprodução
Tela do site If This Than That

“Como ninguém fez isso antes?” foi o que eu pensei quando o conheci o IFTTT (If This Than That, ou “Se Isso Então Aquilo”). O serviço combina duas contas de diferentes sites ou redes sociais para funcionarem juntas.

Um exemplo dado pelo próprio site: “se você tirar uma foto no Instagram, então salve-a automaticamente no meu Dropbox”. Você só realiza a primeira tarefa, que serve de gatilho (trigger) para a segunda, automatizada pelo IFTTT.

Você pode criar centenas de outras “receitas”, como salvar notícias do Google Reader no Read It Later, para conferir o texto offline.

Pode enviar um e-mail com texto pré-escrito para alguém assim que fizer um check-in no Foursquare. Pode postar uma mensagem no Twitter assim que favoritar uma música no Soundcloud. Pode atualizar sua foto de seu perfil no Twitter assim que mudar sua foto do seu perfil no Facebook.

Como você pode ver na primeira imagem, dá para ativar a comunicação do IFTTT com vários serviços on-line (ligações de celular e SMS ainda não estão disponíveis no Brasil).

A iMacros, extensão para Firefox, tem uma função parecida: ela possibilita que você grave tarefas realizadas no computador. Por exemplo, se você todos os dias abre o e-mail do trabalho, seu e-mail pessoal, seu leitor RSS e outros serviços, pode gravar todas essas ações e todos os dias reproduzí-las com um clique, como se um robôzinho estivesse comandando o mouse.

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado

Categorias

Publicidade
Publicidade
Publicidade